domingo, janeiro 22, 2017

ANTIOXIDANTES


Olá meninas...todas ja ouvimos falar deles e dos inúmeros benefícios que trazem á nossa saúde. Então vamos entender como isso ocorre.
Bora Lá!

A introdução de antioxidantes tanto na alimentação quanto no uso de cosméticos neutraliza alguns radicais livres, diminuindo ou prevenindo os sinais do envelhecimento cutâneo.








envelhecimento é uma fase natural que se inicia com o declínio das funções fisiológicas (principalmente dos sistemas circulatório, urinário e de reprodução) provocadas por alterações nas células. Este processo é acelerado pelos radicais livres.


Os radicais livres  ( RL)  são definidos como moléculas que apresentam um ou mais elétrons desemparelhados, observadas em diversas condições fisiológicas no nosso corpo.




Sua formação é fruto das reações químicas naturais do nosso organismo, mas que se acumulam como uma espécie de "lixo orgânico" dentro das nossa células.

A formação de radicais livres é inevitável e sua eliminação total é impossível, pois muitas destas moléculas são geradas nos processos metabólicos essenciais à vida. Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, mas estes também tem um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus muscular.
O fato é que o desequilíbrio entre a formação e a remoção dos RL no organismo gera um estado que favorece   a lesão do DNA celular podendo resultar, inclusive, em morte celular.


Infelizmente, é a pele que nos mostra os primeiros sinais de envelhecimento, com mudanças visíveis de aspecto, tais como, rugas, aspereza, manchas e flacidez.


Com o tempo, as células do tecido epitelial (pele) perdem as propriedades de adesão, o que torna a pele mais fina e ressecada. A perda do colágeno e elastina (fibroblastos da pele) também contribui para o aparecimento das rugas e perda do viço.

Como combater esses Danadinhos

Cosméticos

Os produtos cosméticos antienvelhecimentos atuam de diversas formas, estimulam a renovação celular, promovem a hidratação da epiderme, oferecem fotoproteção, estimulam síntese de macromoléculas, como colágeno e reforçam a defesa antioxidante.


Alimentos


A maioria dos alimentos com nutrientes antioxidantes são naturais:
- Vitamina C: a laranja, o kiwi, a goiaba vegetais crus.
- Vitamina A: frutas amarelas como o mamão, vegetais escuros, abóbora, batata doce.
-Flavonóides: frutas vermelhas, uvas, chás, café.
-Selênio: castanha do Pará.
-Vitamina E: gema de ovo, nozes, carnes, óleos vegetais.
-Zinco: leite, farelo de trigo e frutos do mar.
-Cobre: cereais integrais, leguminosas, frutos do mar.


-Manganês: grãos integrais, leguminosas, nozes.


Separei esse vídeo que explica bem sobre radicais livres.




Nenhum comentário:

Postar um comentário