domingo, outubro 21, 2012

Câncer de mama

Olá meninas o mais que estética é focado em saúde e não poderia ficar de fora de uma campanha tão importante como esta.
O câncer de mama é uma das principais causas de morte de mulheres entre 35 e 54 anos, tanto no Brasil quanto no mundo. Este tipo de câncer ocorre quando as células da mama começam a se dividir e se multiplicar rápida e desordenadamente, formando um tecido denominado tumor. Entre os fatores de risco que influenciam no desenvolvimento do câncer de mama, estão: sexo, idade, fatores hormonais, consumo excessivo de álcool, obesidade, entre outros. As melhores formas de prevenção deste câncer são a apalpação – tanto o exame médico quanto o auto-exame – e a mamografia.
Quando o assunto é câncer de mama, logo lembramos do auto-exame. Ele é a principal defesa na luta contra a doença, mas poucas mulheres sabem como ele deve ser feito corretamente. Quando detectado ainda no início, a doença tem cura. Daí, a importância auto-exame. A mulher acostumada a se examinar percebe facilmente quando surge algum nódulo.
O auto-exame deve ser feito, todos os meses, uma semana após a menstruação, período em que a mama pode ficar inchada e dolorida. As mulheres que já estão na menopausa devem fazer o exame no primeiro dia do mês. A técnica é simples e demora menos de quinze minutos. Durante o auto-exame, você deve examinar a existência de tumorações, feridas, secreções pelos mamilos, diferenças no tamanho das mamas e alterações na pele.
 
 
 
Então vamos lá meninas, fazer o auto-exame.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário